Apocalipse - 3 O trono de Deus

Oie gente =D Quero mandar um abraço e um bj para a Aline C. de Almeida que está acompanhando o estudos lá de Várzea Paulista-SP.

Antes de começar o estudo de hoje, vamos pedir ao professor Espírito Santo que nos guie neste estudo, Pai querido estamos aqui para estudar mais da tua palavra, que o Espírito Santo nos ilumine, e de entendimento da tua palavra, amém.

apocalipse-3-o-trono-de-deus Quando falamos do trono, a primeira coisa que vem na nossa cabeça, é o trono do rei, monarca, alguém que está no comando.  Neste estudo, vamos entender como o nosso planeta é governado. Quando olhamos para uma primeira guerra mundial, de início 1914 até 1918, ceifou cerca de 19 milhões de vidas. A pergunta é: existe alguém controlando o universo? A segunda guerra mundial segundo alguns dados, ceifou 83 milhões de vidas. Existe alguém de fato no controle? O que dizer do fenômenos naturais, com um tsunami  que aconteceu na Sumatra na Indonésia com 226 mil mortos em dezembro de 2004. Parece que está fora de controle! Contando também com outras tragédias, pais matando filhos e filhos matando pais. De fato muitas vezes o homem quer controlar, e quando tentam controlar, o resultado é só desgraça e a miséria. Como aconteceu com Adolf Hitler, que levou a morte milhares de pessoas, não só de judeus.
apocalipse-3-o-trono-de-deus
  No capitulo 4 de apocalipse, diz que há um Deus que está no controle. Um Deus que está sentando no seu trono e que governa. Em apocalipse 4:1 diz assim "Depois destas coisas, olhei, e eis não somente uma porta aberta no céu, como também a primeira voz que ouvi, como de trombeta ao falar comigo, dizendo: Sobe para aqui, e te mostrarei o que deve acontecer depois destas coisas." É um convite para que João entre no céu, aqui nessa passagem fala de um porta, acreditamos que essa porta é o santuário celestial. E quando João chega no santuário ele tem uma visão, apocalipse 4:2 diz assim "Imediatamente, eu me achei em espírito, e eis armado no céu um trono, e, no trono, alguém sentado;  e esse que se acha assentado é semelhante, no aspecto, a pedra de jaspe e de sardônio, e, ao redor do trono, há um arco-íris semelhante, no aspecto, a esmeralda". Isaías também teve a visão do trono do Senhor, em Isaías 6:1-3 "No ano da morte do rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória". 
apocalipse-3-o-trono-de-deus Satanás tentou usurpar o trono de Deus, em Isaías 14:12-14 diz assim: "Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo." Na passagem diz, ó estrela da manhã, é era um anjo que brilhava, por isso veio o nome Lúcifer. Já o profeta Ezequiel 28:13-16, vai perguntar assim "Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias: o sárdio, o topázio, o diamante, o berilo, o ônix, o jaspe, a safira, o carbúnculo e a esmeralda; de ouro se te fizeram os engastes e os ornamentos; no dia em que foste criado, foram eles preparados. Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, no brilho das pedras andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio, se encheu o teu interior de violência, e pecaste; pelo que te lançarei, profanado, fora do monte de Deus e te farei perecer, ó querubim da guarda, em meio ao brilho das pedras". E Lúcifer levou consigo a terça parte dos anjos do céu e vieram parar no planeta Terra. 
apocalipse-3-o-trono-de-deus  Deus criou tudo perfeito, Adão e Eva era um casal feliz. Mas o anjo caído, usou a serpente, e começou a conversar com Eva e a enganou, levando a comer do fruto que Deus havia proibido comer. E quando Eva leva para seu esposo Adão, e ele come também, dessa forma o pecado tomou conta do nosso planeta, e o governante da Terra que era Adão, passou a ser Satanás. E assim, o casal foram expulso do jardim do Éden, para não terem acesso árvore da vida, pois se eles comesse, seriam eterno pecadores. Temporariamente Satanás seria o dono deste planeta, pois Cristo diz sobre Satanás em João 12:31 "Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso". Ou seja, ele é príncipe por usurpação, ele tomou o lugar de Adão. E quando Satanás assumiu o controle de nosso planeta, ele que  é quem casou essas tragédias, o seu plano é a destruição, arruinar a família humana, enfim. Ele é quem estuda os fenômenos, para provocar as catástrofes que vemos hoje em dia.  Todas essas provocações naturais do planeta, tem o dedo de Satanás. Mas, temos uma boa notícia, os dias de Satanás estão contados, e Deus vai voltar a tomar o controle. No capítulo 4 de apocalipse ensina, que Deus está no trono, não só isso, Ele é assistido por seres celestiais, no verso 4 diz assim "Ao redor do trono, há também vinte e quatro tronos, e assentados neles, vinte e quatro anciãos vestidos de branco, em cujas cabeças estão coroas de ouro". Mas, quem são esses 24 anciãos? 
- São mencionados 12 x no apocalipse
- Sentados em tronos
- Vestidos de branco
- Coroas na cabeça
- Assistentes sacerdotais de Cristo
  Essas informações da Bíblia nos leva a uma conclusão, são pessoas que já passaram por experiência humana. Por que concluímos que esses 24 anciãos, são pessoas que já moraram aqui na Terra?  Pois a passgem diz, que eles estão sentados nos tronos. Lembra que no segundo estudo da ultima carta para a igreja, apocalipse 3:21 "Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono". O trono na bíblia, é prometido para os vencedores, na menção desses 24 anciãos, nos 24 tronos, isso quer dizer que eles são vencedores, e mais que isso, possuem a coroa, e na bíblia o simbolo de coroa é vitória. Mas, quem são esses? No evangelho de Mateus 27:50-53 diz assim "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos". Então os que foram fiéis ao Senhor, ressuscitaram com Cristo, a caminho para o céu. E entre esses que foram ressuscitados fazem parte desses 24 anciãos. E essas pessoas que estão no céu, elas podem interceder por nós aqui na Terra? Na carta de Timóteo 2:5 diz assim "Porquanto há um só Deus,  e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem" . Com muito carinho falo para você, mas com a verdade, muitos creem que Pedro, João, e outros santos da bíblia, podem interceder por nós céu, mas, quando Jesus ressuscitou, Pedro e João estavam vivos ainda, então eles não foram para o céu ainda, e mesmo  que estivesse entre os 24 anciãos, eles não poderiam realizar a intercessão, mas por que? Jesus Cristo, ele é Deus e homem, então é só ele que tem parte nessa ligação de intercessão, ele se fez homem para ter contanto com o ser humano. Em Atos 4:11-12 diz assim "Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". Por mais que o ser humano foi santo, está no céu, e até mesmo entre os 24 anciãos, eles não tem essa função de mediação, essa função só pertence a Cristo. 
 Apocalipse 4:5 diz assim "Do trono saem relâmpagos, vozes e trovões, e, diante do trono, ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus". Essas sete tochas que são os sete Espírito de Deus, é a alusão do Espírito Santo, porque o número 7 na bíblia significa perfeição. Verso 6-8 diz "Há diante do trono um como que mar de vidro, semelhante ao cristal, e também, no meio do trono e à volta do trono, quatro seres viventes cheios de olhos por diante e por detrás. O primeiro ser vivente é semelhante a leão, o segundo, semelhante a novilho, o terceiro tem o rosto como de homem, e o quarto ser vivente é semelhante à águia quando está voando. E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir". Isaías 6:2-3 teve a mesma visão, diz assim "Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória". Mas por que, esses animais falam Santo, Santo, Santo? Por que fala três vezes? É uma referência à trindade, Deus Pai, Deus filho e Deus Espírito Santo. Mas vem uma pergunta, quem são esses 4 seres viventes? Quando vamos em Ezequiel 1:1-10, temos uma visão muito parecida "...A forma de seus rostos era como o de homem; à direita, os quatro tinham rosto de leão; à esquerda, rosto de boi; e também rosto de águia, todos os quatro". Como podemos concluir quem são esses 4 seres viventes? Lembra do povo de Israel, que Deus mandou eles construírem o santuário, e eles viviam em tribos? Eram 12 os filhos de Jacó, depois Deus mudou o nome de Jacó para Israel. Essas doze tribos, sempre acampavam ao redor do santuário, eles ficaram 40 anos no deserto, e foram mudas 41 vezes de lugar, até ser fixado em Siló. E dessas 12 tribos, 4 delas eram as líderes, e quem eram elas? 

  • Judá - Leão
  • Efraim - Boi
  • Rúbem - Homen
  • Dã - Águia

E essas tribos líderes tinham sua bandeira. Mas onde está na bíblia isso? Não está, mas tem nos documentos extra-bíblicos, documentos judaicos, que fala a respeito do povo de Israel, de como eles funcionavam. Esses quatro animais, é a alusão das 4 tribos de Israel, Os evangelhos que falam de Jesus, como assim? No evangelho de Mateus, ele fala que Cristo é o Rei, e o Leão representa o rei do reino animal, olha Mateus 25:34 "então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Mateus 27:37 "Por cima da sua cabeça puseram escrita a sua acusação: ESTE É JESUS, O REI DOS JUDEUS". Quando você vai para o segundo evangelho, representando o boi, que é o Marcos 9:35 "E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos". Marcos 10:34 diz "e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos". O terceiro evangelho, representando o homem, em Lucas 4:1-2 "Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto, durante quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. Nada comeu naqueles dias, ao fim dos quais teve fome". Lucas 9:56 "[Pois o Filho do Homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] E seguiram para outra aldeia". Nesta passagem mostra que Cristo teve necessidade humanas, teve fome, João 4 diz que Cristo teve sede. No quarto evangelho de João, que representa a águia(divindade), João 1:1-2 diz "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus". João 10:30 diz "Eu e o Pai somos um". Esses seres que faz alusão as 4 tribos de Israel, e também aos ofícios do ministério de Cristo nos 4 evangelhos, mas são reais, e elas participam de uma cena litúrgica, há uma cena de adoração, ai está Deus no trono. E o que acontece nessa cena litúrgica? Apocalipse 4:9-11 diz "Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono, ao que vive pelos séculos dos séculos, os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono, proclamando: Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas". Por que eles cantam e depositam suas coroas aos pés do Senhor? Porque eles reconhecem que Deus é o Criador. Sabia que a grande intenção Satanás quer tirar isso do coração do homem? Em 1859 foi publicado o livro muito famoso chamado "A origem das espécias", por Charles Darwin, foi atentado a religião, porque ele
apocalipse-3-o-trono-de-deus
começou a pregar, de que fato somos frutos da evolução, da sobrevivência do mais hapto, do mais forte, e com ele veio uma campanha cientifica muito forte, para destronar Deus do seu lugar, dai vieram os filósofos existencialistas diz que o homem chega que no mundo como um meteoro, não origem. E quando as pessoas perderam o senso de que Deus é o Criador, e de que a nossa vida não tem sentido, a humanidade começou a perder o sentido da vida, porque se eu vim dos primatas, e não vim das mãos de Deus, isso acaba com a dignidade humana. Quando você cre que Deus é o Criador, que você foi feito imagem e semelhança dele, isso torna para o ser humano a coroa da criação. Mas quando você perde a essência da sua origem, a sua vida cai no vazio. Não é isso que a ciência tenta muito fazer hoje? Existe um líder religioso, como o papado, dizendo na mídia que não houve um Adão e Eva, que o Gênesis não é um livro literal, é uma alegoria. Meu amigo, se não houve Adão e Eva, não houve pecado, não precisa de salvador. A mente do cristão esta sendo atacada, a palavra de Deus está sendo pisada. O Senhor Deus é digno de louvores, pois é o Santo, Criador, e que tudo o que existe, foi por vontade dEle.
apocalipse-3-o-trono-de-deus   Deus está conduzindo o seu povo para um final feliz, e quando estamos nos momentos difíceis, Ele está presente em todos os momentos. 
  Só o Senhor Deus é digno de louvor, para sempre, amém. Que a paz do Senhor esteja com vós.









VÍDEO


Referência bibliográfica

Biblia Fácil: Tema 3 - O trono de Deus. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FiMP9D3ek8k>. Acesso em 12 de Jul 2015.

Comentários