Apocalipse - 4 Os sete selos

  Oi galera do bem, como vocês estão?
  Quero mandar um abraço e um bj para a Aline C. de Almeida que está acompanhando o estudos lá de Várzea Paulista-SP, e para você também que está conosco nesta jornada.
  Antes de começar o estudo de hoje, vamos pedir ao professor Espírito Santo que nos guie neste estudo, Pai querido estamos aqui mais uma vez para estudar e conhecer mais da tua palavra, que o Espírito Santo nos guie e ilumine, e nos de entendimento da tua palavra, amém.
Imagem 1: Carta postal com selo

  No estudo anterior vimos sobre o trono de Deus, os seres que tinham olhos por diante e por detrás, e o Apocalipse 5 e 6 é a continuidade dessa visão. Olhe em Apocalipse 5:1 diz assim "Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos". Quando olhamos para este texto a imagem de selo que vem em nossa mente, o selo que está na carta (imagem 1 ao lado)? Com certeza um de vocês devem ter enviados cartas. Atualmente os envios são mais raros, pois hoje com a tecnologia tomou espaço para os e-mail eletrônicos. Mas antigamente o método era assim, escrever a carta e selar para assim, chegar ao seu destino.
  Mas nos tempos bíblicos , um selo tinha uma conotação diferente não se parecia com o que nos temos hoje. Mas esse livro selado com sete selos, pode ser traduzido como um rolo/livro selado com sete selos. Esse selo era colocado para impedir que o objeto fosse aberto, e aqui no apocalipse esta sendo contemplado uma cena, em esses sete selos estão guardando conteúdos. Agora João continua a descrição em Apocalipse 5:2-4 "Vi, também, um anjo forte, que proclamava em grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de lhe desatar os selos? Ora, nem no céu, nem sobre a terra, nem debaixo da terra, ninguém podia abrir o livro, nem mesmo olhar para ele;  e eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele". Aqui é uma cena interessante, João começa a chorar porque ninguém podia abrir o livro selado, parece que era muito importante que esse livro fosse aberto, nós entendemos de que esse livro contém a história das nações, a história do povo de Deus ao longo das eras. E se esse livro fosse aberto nós conheceríamos a história toda do povo de Deus em todas as eras. Cada selo fala sobre isso, o apocalipse tem vários grupos de sete, nós já estudamos até aqui sobre as sete igrejas, agora chegamos aos sete selos, depois virão as sete trombetas, sete pragas, então há várias categorias de sete no apocalipse. Você lembra que as sete igrejas, são os sete períodos que a igreja passaria, pois é, os sete selos são as mesmas coisas, ou seja, estão em paralelos com as sete igrejas, as datas coincidem, o eventos também, a a bíblia é uma verdade que se amplia, a dos sete selos trás as informações do que as igrejas não trouxeram. 

  Enquanto João chorava, em Apocalipse 5:5-6 diz assim "Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. Então, vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra". Mas por que quando João ao ver o Leão, se volta vê um cordeiro morto? Porque o Leão da Tribo de Judá, raiz de Davi, só pode abrir os selos, porque um dia ele foi morto, por isso mostra o cordeiro morto. O apocalipse vai chamar Jesus de cordeiro, pelos menos umas 29 vezes. Seguindo adiante, em Apocalipse 5:7-9 diz assim " Veio, pois, e tomou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono; e, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação". Olha que interessante, no Cap. 4 os seres celestiais, que Deus era digno de adoração pelo motivo de ser o Criador, agora no Cap. 5 os seres estão dizendo que Deus é digno de adoração, não porque apenas o Criador agora, mas porque Ele é o redentor, porque tu foi morto, e com teu sangue compraste para Deus os que procedem da Terra. Aqui no Cap. 5 Cristo é adorado porque Ele é o redentor.  
  Então começa a abrir o primeiro selo, o em Apocalipse 6:2 diz assim "Vi, então, e eis um cavalo branco e o seu cavaleiro com um arco; e foi-lhe dada uma coroa; e ele saiu vencendo e para vencer". Aqui tem um paralelo com a primeira igreja que é Éfeso, caracterizada pela pureza da doutrina apostólica, marcada pelo ano 31d.C até 100 d.C. ( • Igreja vitoriosa; • Cerca de 6 milhões de cristãos; • Pureza e fidelidade à bíblia). O segundo selo em Apocalipse 6:4 diz assim "E saiu outro cavalo, vermelho; e ao seu cavaleiro, foi-lhe dado tirar a paz da terra para que os homens se matassem uns aos outros; também lhe foi dada uma grande espada". A primeira coisa que vem em nossa cabeça quando a bíblia fala de cavalo vermelho, é o sangue, ou seja, é o tempo de ferozes perseguições, esse período começa do ano 100 d.C até 313 d.C (• Época das perseguições dos Césares; • Derramamento de sangue; • Discórdia, discussão e controvérsia). O Cordeiro abre o terceiro selo em Apocalipse 5:5-6 diz assim "Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão. E ouvi uma como que voz no meio dos quatro seres viventes dizendo: Uma medida de trigo por um denário; três medidas de cevada por um denário; e não danifiques o azeite e o vinho." Se o cavalo branco representa a pureza da fé, o que você acha que o cavalo representa? O contrário da pureza não é mesmo, então esse período vai de 313 d.C até 538 d.C (• Corrupção da fé; • Bispo de Roma começa a dominar; • Época de fome e miséria espiritual), nesse tempo da história, ocorre a queda de Roma e a figura do imperador, e o que sobra são os bispos. Houve fome e miséria espiritual, sabe por que? A bíblia foi tirada do povo, e no lugar colocam dogmas, tradições e costumes, por exemplo:
• 313 d.C - Edito de Milão
• 321 d.C - Decreto para adoração do Domingo
• 364 d.C - Concílio de Laodicéia / Guarda do Domingo (era um lei civil e depois passou a ser eclesiástica).
• 370 d.C - Começa a se cultuar os Santos
• 400 d.C - Oração pelos Mortos
• 530 d.C - Dogma purgatório (criou para colocar medo nas pessoas, para que os levassem para a religião).
 Abrindo o quarto selo, em Apocalipse 6:8 diz assim "E olhei, e eis um cavalo amarelo e o seu cavaleiro, sendo este chamado Morte; e o Inferno o estava seguindo, e foi-lhes dada autoridade sobre a quarta parte da terra para matar à espada, pela fome, com a mortandade e por meio das feras da terra". Esse período está em paralelo com a igreja de Tiatira do ano 538 d.C até 1517 d.C (• Degradação total da fé; • Perseguição aos que seguem a bíblia):
• 998 d.C - Instituem-se os dias dos Mortos.
• 1184 d.C - Instituída a inquisição
• 1190 d.C - Começa a venda de indulgência
• 1216 d.C - Instituída a conversão Auricular
• 1229 d.C - Proibida a leitura da Bíblia
• 1563 d.C - No Concílio de Trento / Tradição colocada em cima da Bíblia.
  Quando é aberto o quinto selo João ve algo, o que será que é? Em Apocalipse 6:9 diz assim "Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam." Essas testemunhas estavam clamando por justiça. Em Apocalipse 6:11 diz assim "Então, a cada um deles foi dada uma vestidura branca, e lhes disseram que repousassem ainda por pouco tempo, até que também se completasse o número dos seus conservos e seus irmãos que iam ser mortos como igualmente eles foram". Esse período corresponde de 1517 d.C até 1798 d.C, mesmo depois do protestantismo foram ceifados muitas vidas por amor a Cristo. 
  Chegamos agora ao sexto selo, em Apocalipse 6:12 diz assim "Vi quando o Cordeiro abriu o sexto selo, e sobreveio grande terremoto. O sol se tornou negro como saco de crina, a lua toda, como sangue". Cristo fala em Mateus 24:29 assim "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados". Quando aconteceu a abertura do sexto selo na história? No dia 19 de maio de 1780, foi marcado pelo Dia Escuro, o que aconteceu nesse dia? Houve um eclipse e naquela noite a lua apareceu como sangue, então temos aqui nesse no de 1780 dois eventos. Só que em 1755 o Grande Terremoto de Lisboa, e em 1833 você tem a Chuva de Estrelas na Nova Inglaterra nos EUA.
 O sétimo selo, em Apocalipse 8:1 diz assim "Quando o Cordeiro abriu o sétimo selo, houve silêncio no céu cerca de meia hora". Por que do Cap. 6 fomos para o Cap. 8? Porque o Cap. 7 é um parentese dos salvos, os 144.000 (linhagem profética, esse número não é literal), continuando o Apocalipse 6:14-17 diz assim "e o céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar. Os reis da terra, os grandes, os comandantes, os ricos, os poderosos e todo escravo e todo livre se esconderam nas cavernas e nos penhascos dos montes e disseram aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro, porque chegou o grande Dia da ira deles; e quem é que pode suster-se? O que significa esse meia hora, coma a abertura do sétimo selo? Em profecia 1 dia = 1 ano literal (Número 14:34 e Ezequiel 4:6-7). Olha o que Jesus diz em Mateus 25:31 "Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória"; Quando Cristo voltar que é a abertura do sétimo selo, quantos anjos virão com Ele? Todos. Se todos os anjos virão com Ele, como o céu vai ficar? Vazio. Por que o céu estará em silêncio? Porque não tem mais anjo,  e quanto tempo o céu vai ficar vazio? Meia hora. Vejamos como fica essa meia hora na visão profética:
1 dia = 1 ano
• 12 horas = 6 meses
• 6 horas = 3 meses
• 3 horas = 1 mês
• 1 hora = 2 semanas
• 30 minutos = 1 semana

  Meus amigos o Grande dia da Volta de Cristo, está próximo, o maior eventos de todos os tempos. Falta pouco para esse grande dia chegar. 
   
VÍDEO


Referência bibliográfica

Biblia Fácil: Tema 4 - Os sete selos. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SP1rNd8Nk4c>. Acesso em 13 de Ago 2015.

Comentários